Os fenômenos ambientais fazem vítimas e provocam danos materiais de grandes proporções. Terremotos, deslizamentos de terra, tsunamis, enchentes e tempestades ocorrem em todo mundo deixando um rastro de destruição e desespero. Para nos explicar porque esses fenômenos acontecem e o que pode se feito para amenizar seus estragos, recebemos o professor de geografia da UGF, Ricardo Lincoln.
O professor explica por que acontecem tantas enchentes e deslizamentos no Brasil. Explica também o que aconteceu na tragédia em Angra do Reis e Ilha Grande, no início do ano de 2010, que deixou 53 mortos, 31 feridos e mais de duas mil pessoas desabrigadas.
Segundo o professor, hoje é possível mapear e identificar as áreas de risco os em quaisquer circunstâncias, em qualquer região e ressalta que a falta de planejamento urbano no Rio de Janeiro aumenta o risco de enchentes.
“Fenômenos aconteceram e acontecem desde que a Terra é Terra. Nós temos é que nos preparar para eles", disse.
Update: Essa semana, as chuvas devastaram cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro. Até agora foram contabilizados mais de 500 mortes e já se tornou a maior tragédia climática da história do país.
Assista na íntegra a entrevista comandada por Arthur Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário